
Histórias Curiosas de Relações Públicas
A profissão de Relações Públicas pode ser considerada uma atividade recente, mas ao longo dos seus quase 150 anos, vivemos vários momentos curiosos que foram importantes para a construção da nossa própria história, vamos ver algumas!
-
A triste declaração “O público que se dane!” emitida por um dos primeiros Barões do livre mercado provocou revolta na população da cidade. Ivy Lee, jornalista e relações públicas, falou o contrário “O público precisa ser informado!” e dessa forma, fez o barão voltar e se desculpar com o público, pois a opinião pública e a divulgação de informações favoráveis à empresa seriam sua nova visão de comunicação.

-
Você sabia que o primeiro Departamento de Relações Públicas surgiu em 30 de janeiro de 1914, no Brasil? Sim! Pertencia à “Light”, uma companhia canadense que era responsável pela iluminação pública e o transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP).
-
A direção deste departamento foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, lhe concedeu o título de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e determinou o seu aniversário, 02 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.
-
Depois do golpe militar a profissão tomou um novo rumo, sendo vista pelo governo como uma função estratégica para divulgar as ideologias da Ditadura Militar. Para isso foi criada a primeira Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP), que deveria administrar as relações públicas no Poder executivo.
-
Em 1967, quando a profissão de Relações Públicas (RP) foi regulamentada no Brasil, a ECA-USP criou o primeiro curso de graduação na área. Nos anos 70, a ECA-USP marcou novamente seu pioneirismo na criação de uma linha de pesquisa na área de RP com os primeiros cursos de mestrado e doutorado no País. Desde então a instituição conta com renomados pesquisadores na área.

-
Trabalhos de relações públicas desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação do Estado brasileiro (Secom) e pela Petrobras conquistaram o prêmio 2010 Golden World Awards da International Public Relations Association (Ipra) em 2010.
