Black Friday: estratégias de comunicação presentes!

     Nessa última sexta-feira (23/11) ocorreu, a esperada por muitos, Black Friday, uma data
originária dos Estados Unidos que trouxe consigo descontos surpreendentes. Lojas como Sapatinho de Luxo, Info Store e Lojas Americanas, empresas 100% brasileiras, adotaram essa data e abriram suas portas aos consumidores com promoções que variavam de 20 a 70% em seus produtos. As lojas estavam tão lotadas que foi necessária a criação de filas para regular a entrada de pessoas dentro das lojas, como foi o caso na maioria das filiais da Sapatinho de Luxo, em mais específico a loja do Amazonas Shopping, que foi o alvo principal de mulheres da capital manauara.

Fonte: Portal do Holanda

     A origem do termo Black Friday surgiu durante a década 60, nos EUA. Originalmente, os
comerciantes buscavam fazer promoções dos produtos para quitar as dívidas e ''sair do vermelho”. No Brasil, utiliza-se o termo ficar no ''azul'' para dizer que se está bem financeiramente, o mesmo serve para a expressão ''preto'' nos EUA. Esse evento movimenta as principais lojas com o intuito de queimar estoques e preparar as compras de fim de ano, porém, a Black Friday no Brasil e nos Estados Unidos possuem aspectos muito diferentes. No Brasil a maioria das compras é feita por loja física com pouca incidência em lojas virtuais, já nos EUA as lojas faturam tanto nas modalidades física e virtual.

     A tão esperada Black Friday exige bastante dos profissionais da área da comunicação, em especial o RP e profissionais da área de marketing. Esperasse que esses profissionais gerem um feedback positivo para a empresa com uma boa imagem durante essa época, e mais ainda se aguarda os mesmo clientes no próximo ano, tudo dependendo de uma boa campanha.

Com isso, trouxemos 5 estratégias de comunicação que podem ser usadas na Black Friday:

1 - Esteja nas redes sociais online.

Para nós da comunicação é algo comum usarmos as redes sociais online para estar mais próximo dos públicos. Na Black Friday, o uso das redes sociais online pode ser muito benéfico para lojas tanto para a divulgação das suas ofertas e chamar a atenção dos clientes para seus sites. Além disso, podem ser usadas para atender, ouvir e tirar dúvidas do público online.

2 - Não deixe o site de lado.

Apesar das redes sociais servirem para repassar informações, o site não pode ser dispensado. É importante mostrar que a loja virtual está engajada na realização do evento. Nele deve estar presente as promoções e informações mais específicas sobre serviços e produtos. É essencial verificar se o site está 100% OK para Desktop e Mobile, sem links quebrados ou imagens que não carregam.

3 - O uso de Digital Influencer.

Nessa era de inovação, é comum que muitos estejam seguindo uma personalidade nas redes sociais online. Com isso, usá-los para divulgar ofertas com preços especiais ou  até oferecer cupons no nome daquela pessoa, podem ser boas estratégias para ganhar o público que o segue. Também é notável que através dessa ação, gere menos desconfiança sobre a loja por ter mais pessoas envolvidas.

4 - Não abra mão das propagandas e anúncios.

Estamos tão ligados a esse mundo virtual mas não podemos esquecer dos comerciais para TV, anúncios em rádio, jornais e outdoor. Esses são meios que ainda alcançam muitas pessoas, pois o público não está presente apenas nas redes sociais online. Cuidado para não fazer propagandas enganosas hein! Não caia na “Black Fraude”.

5 - Invista na loja física.

Parece besteira, mas um bom atendimento realmente faz diferença. Nesse período os consumidores vão as ruas para procurar promoções que as lojas estão ofertando, logo, ter uma organização e atendentes bem preparados faz com que as pessoas se animem a conhecer a loja. Manter bons relacionamentos através dos funcionários e os consumidores gera uma fidelização, que pode fazer com que retornem mais vezes. Afinal, quem não gosta de ser tratado bem?!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now