Comunicação Organizacional VS Relações Públicas

O ano de 2016 foi repleto de emoções para os alunos do curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília (UnB). Isso porque circulava uma carta do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas, na qual o antigo presidente da CONFERP afirmou que “Os graduados nesse curso não poderão exercer a profissão quando se formarem, pois estarão exercendo atividade de profissão regulamentada por lei”.

Não está entendendo? O Conselho afirma que a Universidade de Brasília, ao criar o curso, apenas deu “roupagem nova para termos velhos” da área de comunicação e que todo o curso diz respeito às Relações Públicas, embora não tenha tal nome. Logo, os discentes e egressos desse curso são formados em relações públicas?

O curso foi criado em 2010, sob a gestão do Professor José Geraldo de Sousa Júnior, e a primeira turma se formou em 2013. Seu nome foi escolhido por expressar mundialmente atribuições, técnicas e funções de comunicação usadas pelas organizações, empresas e instituições privadas.

Com isso, os alunos não seriam formados em Relações Públicas já que se trata da formação sem um campo de conhecimento específico que engloba disciplinas do campo geral da comunicação e outras específicas de comunicação organizacional, ou seja, há estudo de matérias como jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e audiovisual.

Sim, caro leitor, a treta toda entre o curso de Comunicação Organizacional e a Conferp diz respeito a atribuir ao curso a denominação de relações públicas ou não.

 

Como tal impasse foi resolvido? O Conselho entrou em contato com o reitor da Universidade e o diretor da faculdade de comunicação com propostas para a mudança da nomenclatura do curso e aguardam respostas. Sendo assim fica no ar questões importantes: como isso irá acabar? O curso irá aceitar mudar sua nomenclatura? Há prática de Relações Públicas e apenas a esta? Ficam as questões.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now