top of page

Novembro Azul em Manaus

Durante o mês de Novembro, ocorre a tradicional campanha de conscientização que visa chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata nos homens, além de discutir a saúde geral dos mesmos. De janeiro a junho de 2018, segundo dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), foram registradas 33 mortes pelo tipo da doença no Estado. No Brasil, a campanha tem sido desenvolvida desde 2008, com diversas ações e atividades relacionadas ao tema.

Com a instituição da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), por meio do Anexo XII da Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017 -(Origem: PRT MS/GM 1944/2009), na qual trabalha com recorte da população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos, esse foco ampliou para além da detecção do câncer de próstata.

A Coordenação Nacional de Saúde do Homem considerou pertinente destacar para este ano como tema do Novembro Azul: Homens como sujeitos do cuidado, ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde. Além disso, utilizou o slogan “Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”.

Em Manaus, a campanha é desenvolvida pela Área Técnica da Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Departamento de Comunicação da Secretaria. A Comunicação tem um papel importante nesse processo. Denise Amorim, diretora do Decom, contou que há a utilização de diversos instrumentos de comunicação para auxiliar a eficácia da campanha, incluindo cartelas nas redes sociais online, vídeo com a coordenadora da área técnica de saúde do homem, faixas para as unidades de saúde, folders educativos, veiculação em painéis de LED e Spot para rádio.

Fonte: <https://ufam.edu.br/2013-04-29-19-37-05/arquivo-de-noticias/6041-

campanha-ufam-eu-cuido-encerra-eixo-animais-no-campus-com-acoes-desensibilizacao>.

<https://ufam.edu.br/2013-04-29-19-37-05/arquivo-de-noticias/6666-reuniaodefine-tarefas-para-solucionar-a-questao-dos-animais-no-campus>.

bottom of page